top of page
whatsapp-logo-1.png

BIOGRAFIA 

Cópia de CAUSAS da vida (4).png
IMAGEM PNG_edited.png

Pedro Casaldáliga

Um bispo contra todas as cercas

Ana Helena, corajosamente teimosa, como Pedro, decidiu enfrentar o risco de escrever a biografia deste homem extraordinário e conseguiu brilhantemente apresentar os muitos “Pedros” que há no Pedro: poeta, profeta, místico, revolucionário, definitivamente humano. Para isso, fez algo fundamental: ouviu muito e ouviu as testemunhas que viveram ou vivem com Pedro. São depoimentos e narrativas reais que dão autenticidade e leveza ao texto.

Capa livro.png

Ao ler este livro

Você compreenderá melhor por que, da segunda metade do século XX até hoje, homens como Pedro Casaldáliga, Tomás Balduíno, Hélder Câmara e outros bispos profetas foram e ainda são tão estimados e admirados pelas pessoas que fazem parte da caminhada da humanidade em busca de mais vida, justiça, paz e comunhão com a Terra. Na luta pelos direitos humanos e pela transformação do mundo, sempre foi normal encontrarmos homens e mulheres de base, ou mesmo convertidos das classes privilegiadas que consagraram a vida a essa causa.

Sumário

Aos que me ajudaram a organizar a esperança (agradecimentos)

Prefácio, por Marcelo Barros

Prefácio, por Marcelo Barros

PARTE I – De Pere a Pedro
Capítulo 1: Da guerra à “Euforia!”
Capítulo 2: Morte e vida africana
Capítulo 3: Os ventos do Vaticano II
Capítulo 4: Madri
Capítulo 5: Cela maestra
Capítulo 6: Monsenhor Chinelo e Foice

PARTE II: CAUSADÁLIGA

1-As cercas de si mesmo: Um homem chamado afeto
2-As cercas da ignorância: Para que o oprimido se torne professor
3-As cercas da repressão: Uma aventura chamada Araguaia
4-As cercas do esquecimento: Um salmista moderno
5-As cercas propriamente ditas: Quem criou o Vale dos Esquecidos?
6-As cercas originárias: De Las Casas a Casaldáliga
7-As cercas da senzala: Pedro Liberdade
8-Cercas, palavra feminina: Comadres militantes
9-As cercas da Igreja: Padre de romaria
10-As cercas das fronteiras: No coração, o mapa do mundo
11-As cercas do tempo: Entre um peão e uma prostituta

Depoimentos em destaque

HÉLIO FERNANDES (1921-2021), fundador da Tribuna da Imprensa

Ana Helena Tavares publicou a biografia do bispo, poeta, profeta, revolucionário, amante e protetor dos pobres. Comecei a ler interessado, terminei entusiasmado. Ana Helena Tavares, jovem e representativa da nova geração. Nasceu em 1984, data historicamente pelo protesto das Diretas Já, que nas ruas quase mudou o país. Jornalista por formação, escritora por vocação, descobriu o bispo e a biografia, se dedicou a isso por anos. O livro é todo dela, o título (original, não usual), o texto elucidativo e magnífico. Pesquisou, descobriu, constatou, viajou. São 241 páginas sobre uma notável personalidade. Não quero transcrever o livro. Apenas transmitir minha satisfação e admiração.

com-helio.jpg

General Bolivar Meirelles, militar legalista

"À jornalista Ana Helena Tavares, entrevistadora sistemática de muitos… até de mim, por duas vezes. “Um Bispo Contra Todas As Cercas” “A vida e as causas de Pedro Casaldáliga”. Pela Editora Vozes. A jornalista, católica de boa cepa. Assim como o bispo que não se intitulava bispo, vestia-se como o povo. Simplesmente. Sem anel de ouro. Quase sem nada. Roupas simples. Chinelo de dedo. Espanhol? Africano? Brasileiro? Tudo isso e, muito mais. Internacionalista proletário. (...) Conheci, felizmente, Ana Helena Tavares… Conheci o Pedro Casaldáliga. Você me apresentou muito bem em seu livro. Quem, como eu, ateu, registro, no entanto, o que Pedro Casaldáliga respondeu a um ateu desejoso em auxiliar o seu trabalho…”a depender do Deus a que você se refere, eu também sou ateu”. Esse era o Bispo, o simples Pedro Casaldáliga… (...) Recomendo, firmemente, a leitura de “Um Bispo Contra Todas As Cercas”, “A vida e as causas de Pedro Casaldáliga”."

Luiz Augusto Passos, professor e pesquisador

Quero dizer que o livro UM BISPO CONTRA TODAS AS CERCAS é sobretudo de uma extraordinária boniteza e grandeza. O traballho da jornalista em o mérito do imenso carinho com que D. Pedro sempre compreendeu de ir além do inimaginável, e não se colocar limites que não fossem antes apreciado com um sentimento de grandeza ética, de opção absolutamente derradeira em suas escolhas, que iam para além dos limites clássicos quebrando medo, riscos, portas da casa que não tinha portas apenas um pano, e aberta para quem quisesse chegar mesmo quando a repressão, o sistema da violência e da intimidação eram reiterados. Ouvi calúnias por pobres grandes figuras, que diziam... "Este bispo mata e manda matar!" O livro de Ana Helena é enorme... Só um limite segurava Dom Pedro, o derradeiro compromisso com toda forma de vida, sobretudo com todos os perseguidos pela justiça, todos os que estivessem ameaçados e não perdia o sorriso da esperança jamais. Parabéns a Ana Helena! O livro foi feito para nos entranhar na Igreja Viva da Amazônia e no sofrimento de todes que fizeram a opção do Anel de Tucum, que jamais separaria o compromisso com o Reino do quer que viesse a  ocorrer.  Pedro nos oferece todos os dias, o deslimite do Reino como o único que importa a quem quer que seja! Viva D. Pedro e todas as causas que não nos abanonam. Parabéns Ana... Começarei seu segundo livro, na 2@ Semana de Julho. Lhe mando a impressão de que continuas indo muito longe de maneira cuidadosa e bela. Paz. Saude e Luta. Luiz A. Passos.

bottom of page